A Contribuição do Brasil para a Teoria da Relatividade
#brasil #alberteinstein #teoriadarelatividade#protagonismo
Em 1915, Einstein apresentava a Teoria da Relatividade. O grande cientista estava convencido de que uma das consequências de sua teoria, que poderia comprovar a sua veracidade, era o caráter curvo da trajetória da luz no espaço, a ser observado, por exemplo, durante um eclipse solar.
Um dos testes sugeridos viria a ser comprovado cerca de cinco anos mais tarde, em 1919, por uma expedição científica enviada ao Brasil.
Naquele dia, pediu-se à população da cidade de Sobral – Ceará para que se mantivesse calma, em silêncio e para que não soltassem fogos de artifício durante o eclipse. Os sobralenses foram atenciosos e o tempo também ajudou.
Uma equipe de cientistas ingleses e brasileiros tirou fotografias com um telescópio. Ao serem reveladas, elas comprovaram a existência do chamado “efeito Einstein”, ou seja, a curvatura da luz ao se aproximar de um corpo de grande massa – no caso, o desvio da luz emitida pelas estrelas ao passar nas proximidades do Sol.
Em 1999, para comemorar os 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, a prefeitura de Sobral inaugurou o Museu do Eclipse. O acervo inclui fotos originais utilizadas pelos cientistas, como também a edição do jornal The New York Times anunciando a comprovação da tese de Einstein sobre a deflexão da luz.
Também há uma estátua do físico com frases que ele teria na época da comprovação: “a questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil”.
Essa narrativa demonstra a importância do trabalho científico realizado por cientistas ingleses e brasileiros no interior do Ceará.
🐜Fonte:🐜🐜🔹https://www.dw.com/pt-br/teoria-da-relatividade-foi-comprovada-em-1919-no-brasil/a-18876525
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp