A Maldição d”O Clube dos 27″ (por Luciana Mion)

#clubedos27 #astrosdamusica #antroposofia #pedagogiabiografica #analisedevida #protagonismo


27 é uma idade crítica para os astros do rock e do blues, segundo uma lenda ou maldição que circula pelo imaginário mundial. E me lembrei disso ontem, quando foi noticiado o suicídio do neto do Elvis Presley, Benjamin Keough, aos 27 anos. Apesar de não ser tão popular e, realmente, eu não fazer ideia se ele era tão bom músico quanto o avô, li que ele já chegou a fechar um contrato de US$ 5 milhões com uma gravadora. Também é fato que o mundo da música perdeu muito com a partida de Amy Winehouse, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jimi Hendrix e Jim Morrison, todos aos 27.
Daí busco a Antroposofia e a Pedagogia Biográfica, para entender esse fenômeno e mais sobre nossas próprias vidas. Segundo esses estudos, podemos dividir a vida humana em períodos de sete ou de nove anos, são os chamados Setênios ou Nonêmios. Em cada período, o ser humano tende a buscar, desenvolver-se e a estruturar sua vida de uma forma diferente.
Pelo teoria dos setênios, dos 21 aos 28 anos, nós seres humanos, buscamos experimentar nossos limites. Nossos ossos e músculos estão fortes, estamos no auge de nossa fertilidade. Nesse período, buscamos sensações e emoções, e, invariavelmente nos questionamos se escolhemos a profissão correta, questionamos nossas aptidões etc. Não atingir os objetivos causa frustrações… O “Eu” ainda está em fase de formação, porém, se mostra fortemente.
Pela teoria do Nonêmios (dos 18 aos 27 anos), o trabalho, a vida afetiva e os amigos nos levam a explorar o mundo externo e interno. Esse período é chamado de “Período de Luta”.
Ao mesmo tempo, ainda hoje existem muitas estrelas do rock e do blues, profundamente inspiradas pela geração beat que tem como um símbolo o James Dean, astro do cinema que morreu aos 24 anos num acidente automobilístico, nos anos 50. Nessa mesma época, o avô de Presley já era um ícone cultural e geracional também…
Acredito que mesmo tão distante e longínquo, o passado com suas crenças sempre se manifesta. Quanto mais inconsciente estamos desse passado, do seu sistema de valores e de comportamentos, mais forte se manifesta em todos nós. Ainda na segunda década do séc. XXI ecoa profundamente o lema “Live Fast and Die Young” (Viva Intensamente e Morra Jovem) da geração de Presley e Dean, que talvez tenha uma origem ainda mais distante, talvez tenha se alimentado do romantismo do séc. XIX, com Lorde Byron, por exemplo… São sentimentos e comportamentos ecoando e que de fato, na inconsciência, traçam o destino das pessoas…
🐜Fontes Inspiradoras:

🔸https://www.megacurioso.com.br/musica-e-danca/43220-artistas-morreram-clube-27-anos.htm
🔸https://www.eusemfronteiras.com.br/setenios-e-nonenios-fases-da-vida/


Rolar para cima