A Teoria de que Foram Soltas Bombas Atômicas no Brasil
#teoria #bombasatomicas #estorias #historia #misterios #protagonismo #protagonismoliterario
Dizem que nos céus do Ceará testes clandestinos da bomba atômica aconteceram em 1958 !
Com autorização do Brasil, os EUA fizeram testes nucleares nos céus do sertão central do Ceará, sendo a cidade de Madalena a mais atingida. Dizem que esta estória está documentada, mas ainda guarda mtos mistérios.
O blogueiro Valdecy Alves fazia da parte da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará e foi encarregado pela comissão para investigar em 02/2003, uma das denúncias mais complexas e aparentemente absurdas que a comissão tinha até então recebido: QUE NO FINAL DOS ANOS 50, HOUVE TESTES NUCLEARES ATMOSFÉRICOS, NOS CÉUS DO SERTÃO DO CEARÁ FEITOS PELOS EUA COM AUTORIZAÇÃO. As provas apresentadas era o alto índice de radiação na região e o elevado n° de pessoas cancerosas. Segundo ele, até nas pedras das ruas de Madalena (cidade epicentro da explosão) tem urânio.
O denunciante era o padre da cidade de Madalena, o norte-americano Richard Cornwal, que lhe entregou vários documentos, concedeu entrevista e lhe apresentou vítimas da radiação e parentes dessas vítimas – além de testemunhas vivas que tinham assistido às explosões de 1958. O resultado foi um pequeno documentário sobre a cidade de Madalena.
Há tbm uma monografia escrita sobre o tema por um doutorando da Universidade Federal do Ceará, “A Operação “Argus” (1958) e as controvérsias sobre a ocorrência de testes atômicos no Nordeste brasileiro” do historiador Tácito T. L. Rolim.
Astrônomos do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) até hj estudam o fenômeno do céu de Madalena. A questão é saber o que aconteceu, pois não há pronunciamento oficial.
O que há é uma extensa pesquisa do blogueiro, coletando inclusive, declaração de gdes referências da época , como dos profs. Leite Lopes e César Lattes. Eles se posicionaram frontalmente contra a Operação Argus.Para o prof. Leite Lopes, o que os EUA fizeram é comparável a “disseminar arsênico nas adutoras de água e depois recolher as vítimas para ver o efeito do veneno”…
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp