Feliz Diwali! Happy Diwali!
#diwali #diwale #deepavali #deepawali#festivaldasluzes #india #protagonismo #protagonismoliterario

Diwali (também escrito como Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu conhecido como “o festival das luzes”. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício, além de acederem velas e lamparinas.

Existem duas principais estórias relacionadas ao hinduísmo que explicam a importância do Diwali.

A primeira estória é mais contada no norte da Índia..Lá, Diwali significa o retorno de Lord Rama do seu exílio na floresta a seu reino Ayodhya após vitória sobre o cruel rei Ravana. Por um longo período, período em que Rama estava exilado, a cidade de Ayodhya foi mergulhada na escuridão. Antes radiante, Ayodhya era puro breu, enquanto as florestas viviam cheias de luz. O retorno de Rama foi saudado pelo povo como o retorno do esplendor divino e por isso os hindus celebram o evento com lamparinas espalhadas por todo lugar. Esta estória tem importância maior no norte da Índia.

No sul da Índia, conta-se outra estória. Diwale representa a vitória de Lord Krishna sobre o poderoso Narakasura (um demônio!). Narakasura havia se tornado uma ameaça para os deuses celestiais, após se apoderar dos esplêndidos brincos de Aditi (a Deusa Mãe) e aprisionar as 16 mil filhas dos deuses em seu harém. Em desespero os deuses liderados por Indra solicitaram a Lord Krishna para destruir o demônio destruidor. Krishna concordou prontamente e travou uma luta feroz da qual saiu vitorioso. Em recompensa, ele aceita as 16 mil donzelas como suas esposas – diga-se de passagem, algo ofertado por elas mesmas.

Esta é a penas uma interpretação das muitas que podem ser feitas sobre os elementos das narrativas. O demônio representa o ego dominado pelos desejos, em nossas vidas, é o nosso ego e nossos desejos que nos causam transtornos e sofrimentos. Lord Krishna e as 16 mil donzelas representam nossos inumeráveis desejos. Quando eles não são controlados pelo nosso ego, causam destruição e nos privam de nossa verdadeira felicidade. Mas quando sob controle, são substituídos pela luz da sabedoria, tornando-nos mais conscientes de que somos divinos e livres do que o mundo dos sentidos.

A chama da lamparina tem duas qualidades: uma é banir a escuridão; a outra é a ascensão contínua. Por essa razão, os sábios veneram a lamparina da sabedoria como a chama que guia os homens para estados superiores. Ao ato de acender lamparinas externas, o devoto precisa se esforçar para acender suas lamparinas interiores.

Diwale é um festival designado a celebrar a supressão do Ego pelo Eu Superior. O homem é mergulhado na escuridão da ignorância e perde seu poder de discriminação entre o permanente e o transitório. Quando a escuridão da ignorância causada pelo ego é dispersada pela luz da Divina sabedoria, o esplendor do Divino se faz sentir.

O significado íntimo desse festival é guiar o homem da escuridão para a luz, pois ele é perpetuamente mergulhado na escuridão. No entanto, não estamos condenados ao escuro, há uma lamparina dentro de todos nós que está sempre brilhando e iluminando nossos caminhos.
Além de ser celebrado no Hinduísmo, Diwali é data comemorativa no Jainismo, Sikhismo e Budismo, que contam suas próprias estórias para explicar o festival. Portanto, trata-se de um evento ultrarreligioso em toda a Índia. Feliz Diwali!🎆🕯

🐜Fonte🐜🐜🔸️Blog Lotus Pavartihttp://lotusparvati.blogspot.com/2008/10/deepavali-o-festival-das-luzes.html?m=1

Rolar para cima