O Livro da Bruxa (Roberto Lopes)
#olivrodabruxa #protagonismoliterario
Esse livro foi compartilhado pela minha tia a algumas mulheres da família e, agora, eu compartilho um trecho adaptado.🐜🐜🐜

Sempre acreditei que bruxas fossem uma lenda… Até recentemente. De fato, existem. Compartilhei uma pequena viagem com uma delas e aprendi novas formas de ver o mundo. A bruxa que conheci é uma senhora comum, no estilo das boas vovozinhas. Ao encontrá – la fui arrastado para uma aventura inesquecível. E só quando estava irremediavelmente envolvido percebi a genialidade de seu disfarce. Ela não usou um caldeirão nem ingredientes exóticos como olhos de cobra e asas de morcego para fazer uma poção. Mestre na bruxaria, trabalhou com elementos do cotidiano: um desenho no papel, um carro velho atrapalhando o trânsito, crianças brincando, uma semente… Coisas comuns transformavam- se diante dos meus olhos em preciosas lições. Sua grande obra foi me transformar.
Nosso primeiro encontro aconteceu num final de tarde. Estava terminando meu plantão, visitando pacientes do terceiro andar. Consultei a última ficha, era a senhora. Ela estava só em seu quarto e fui recebido com um grande sorriso. Então a senhora é a famosa paciente com pneumonia – brinquei. Ela me respondeu bem humorada, disse-me que estava cada vez melhor. A visualização dos brônquios da véspera demonstrava uma evidente inflamação no tecido pulmonar, para uma senhora de 86 anos aquilo já mostrava uma necessidade de internação. No entanto, ao examiná-la, percebi que os sons pulmonares límpidos. Uma melhora tão rápida era raro para alguém de sua idade.
Parabéns, em breve irá para casa – animei-a.”Que bom. O senhor sabe, gosto muito de ler seus artigos, quando chega a revista é a primeira coisa que leio”, respondeu.Ah, bem que os editores disseram que só estavam mantendo a minha coluna porque havia uma única leitora assídua – comentei, rindo. “Não brinque, o senhor sabe que muitos se interessam por seus artigos. Aliás esse é o principal motivo de eu estar aqui”.Fingi estar surpreso: quer dizer que a senhora ficou com uma pneumonia porque leu os meus artigos? “Minha pneumonia foi apenas um pretexto. Meu verdadeiro propósito é ajudá-lo em seu novo trabalho”, disse.Novo trabalho? Não estou conseguindo dar conta das coisas que tenho que fazer… Espero que seja bem remunerado! (…)
Achei curioso que ela me falasse de um novo trabalho e sugerindo que iria me prestar um tipo de ajuda.
E qual é o meu novo trabalho? “Tenha calma, alguma coisas têm de vir no tempo certo. Você sabe que os remédios precisam ser tomados em doses e horários adequados. Quando se prescreve um comprimido de oito em oito horas, você não espera que o paciente vá tomar uma caixa toda de uma vez para apressar o tratamento. Novos conhecimentos são como remédios e alimentos, precisam ser absorvidos aos poucos. Ainda temos tempo”.
Despedi-me, desejando boa noite. Saí do hospital e encontrei uma noite suave como há muito não via. Não fazia ideia do quanto minha vida mudaria com aquela misteriosa senhora. Naquela noite, sonhei com anjos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima