A Festa no Céu (recolhido por Henriqueta Lisboa, readaptado por Luciana Mion do Protagonismo)
#henriquetalisboa #folclorebrasileiro #festanoceu #protagonismo #protagonismoliterario
Entre todas as aves, espalhou-se a notícia de uma festa no céu. Todas elas compareceriam e começaram a fazer inveja aos bichos da terra, incapazes de vôo.
Mas o sapo não iria aceitar aquela situação. Disse pra todo mundo que havia sido convidado e que, sem dúvida, ia! Os bichos, principalmente as aves, morriam de rir! Não sabiam que o sapo tinha um plano.
O anfíbio procurou o urubu bateu um prosa boa e quando disse que já se despedida, aproveitou um pisco do urubu e num salto rápido se meteu dentro da sua viola.
O urubu, mais tarde, amarrou-a a tiracolo e bateu asas pro céu. Lá ele era convidado de honra, muito aguardado. Assim que chegou, botou a viola de lado e foi cumprimentar a todos. E num pisco, o sapo saltou pra fora e nem queiram saber o susto das outras aves quando viram o sapo no céu! Mas esse sapo danado era todo conversa mole e aproveitou bastante tudo o que havia ali.
O urubu parou de tocar e num pisco, de todos já cansados, ele se pôs de novo para dentro da viola. A festa se acabou, todos saíram voando e o urubu voltou à terra também. No vôo de volta tinha uma curva e a viola virou e o sapo despencou pensando assim:”Bebéu bebéu, se eu desta escapar, nunca mais festas no céu!” Mas esse sapo era sabido e tentava ainda negociar com a pedra: “Arreda, pedra, senão eu te arrebento!” Só que pedra é dura de teimosia e não arredou do lugar. O sapo despedaçou-se como um jenipapo, mas Nossa Senhora tava vendo tudo lá de cima e juntou o corpo daquele enxerido e o envivesceu de novo. O corpo do sapo é de um couro cheio de remendos por causa disso.
Nossa Senhora, é mãe toda generosa, como todos sabem. Disse ela que no céu não tem porteira e nem precisa de convite pra entrar, que todos os bichos podiam frequentar ali. O urubu apoiou e se prontificou a ajudar na travessia. Desde então, tá se formando a maior festividade do céu com todos os bichos da Terra!
🐜📖🐜📖🐜📖🐜📖🐜
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp