A Pedra do Destino – o que une e separa Escócia e Inglaterra (uma estória tão boa que virou filme!)
#estórias#histórias#protagonismoliterario#protagonismo

A Pedra do Destino é uma rocha de mais de 150 quilos usada por séculos para coroar os monarcas da Escócia. Muitos escoceses a têm como sagrada ou como símbolo do nacionalismo escocês.

Quando a Escócia foi tomada pela Inglaterra no século XIII, o rei Edward I levou a pedra para Londres como espólio de guerra. Ele a colocou abaixo de um trono de madeira na Abadia de Westminster, onde desde então todos os monarcas ingleses são coroados.

Em 1950, aconteceu algo interessante com a pedra. Em Glasgow, numa das bebedeiras da noite de Natal, um grupo de quatro estudantes escoceses teve a brilhante ideia de dirigir até Londres e resgatar a Pedra do Destino! Dezoito horas de estrada depois, eles entraram à noite na Abadia de Westminster e conseguiram chegar até à pedra. Quando tentaram erguer a rocha, ela caiu e quebrou se em dois pedaços!

Ela foi colocada em dois carros. No caminho de volta para a Escócia, o grupo foi parado na blitz da Lei Seca e teve que enrolar os guardar sobre o que estavam levando no porta-malas. Aliado a isso, o peso da pedra estava acabando com a suspensão dos carros. Tiveram então outra brilhante ideia de deixar o pedaço mais pesado da pedra em um campo na pequena cidade inglesa de Kent, voltar para a Escócia e trazer a pedra depois.

Obviamente, a polícia percebeu o roubo da pedra na Abadia de Westminster e, pela primeira vez em mais de 400 anos fechou a fronteira entre Inglaterra e Escócia.

Os quatro esperaram a poeira baixar, voltaram a Kent e conseguiram levar a pedra de volta para a Escócia, contrataram um pedreiro que conseguiu emendar os pedaços e ainda fizeram mais uma brincadeira: deixaram um bilhete escondido entre os pedaços colado e ninguém sabe o conteúdo do bilhete…

Um ano depois, a polícia inglesa encontrou a Pedra do Destino na Abadia de Arbroath, Escócia. A investigação chegou aos estudantes, mas eles não foram processados por medo de que o caso tomasse proporções políticas separatistas maiores. Na Escócia, os quatro foram considerados heróis e viraram até personagens de filme!

A Pedra do Destino foi levada de volta para Londres e colocada abaixo do trono onde todos os monarcas britânicos são coroados. A Rainha Elizabeth II estava sobre a Pedra do Destino em sua coroação. A Pedra ficou com a Inglaterra até 1996, quando o primeiro-ministro Tony Blair, natural de Edimburgo, promoveu sua devolução.Atualmente a pedra está no Castelo de Edimburgo.

🐜🐜Fonte🐜:
🔸️https://mude.vc/edimburgo-escocia-guia-turistico/

📸 Pagina Guido Medieval MXCVII

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima