Magníficas Minas Mortíferas de Selenita
#imaginacao #realidade #julioverne #cristais #protagonismo #protagonismoliteratio

Em Naica, México, duas cavernas, a dos Cristais e das Espadas, abrigam os maiores exemplares do mundo, fazendo jus à imaginação de Júlio Verne quando escreveu “Viagem ao Centro da Terra”, há cerca de 150 anos.

São enormes vigas brancas de selenita, entrelaçadas umas às outras. Elas pesam toneladas e têm o tamanho de prédios. O lugar foi descoberto no ano 2000 por 2 irmãos em busca de novas jazidas de zinco, prata e chumbo. Quando ali chegaram, 290 m. abaixo da rocha calcária, ela estava inundada de água quente. Tiveram de criar um sistema de bombeamento para poderem explorar as estruturas. Assim que não for mais viável a extração de minérios, as câmaras encontradas serão novamente inundadas.
Em 2007, especialistas descobriram como os cristais conseguiram crescer tanto.

Há cerca de 26 milhões de anos, a atividade vulcânica sob a mina encheu a caverna com água quente, rica em anidrita. Esse mineral é estável em temperaturas superiores a 58°C, mas à medida que o magma presente se resfriou, a anidrita se dissolveu na água.
Lentamente, seus componentes químicos se rearranjaram como gipsita, que pode assumir a forma de grandes cristais alongados. A gipsita também é conhecida como selenita.

Esse local é como um bosque vivo, mas fatal. Apresenta umidade de quase 100% e atinge temperaturas de 60°C. Nessas condições extremas, em que o visitante se submete a um extremo calor sem a regulação da temperatura pelo suor, é quase certo que haverá perdas cognitivas e desmaio depois de 10 min. da visitação. Uma pessoa já foi encontrada ali cozida!

Uma gemóloga que esteve nas cavernas diz que assim que entrou, começou a ouvir zumbidos estranhos, pensou ser de maquinaria. Mas estudos posteriores mostraram que dentro desses cristais há seres vivos, micróbios extremófilos, cujo DNA era desconhecido até então e o suave zumbido pode ser deles.

Os cristais são os materiais mais perfeitos que existem. Suas ligações entre partículas e encadeamentos entre moléculas, quando em condições ideais, são expressas com exatidão macroscópica. Cristais podem absorver calor e luz e gerar tensão elétrica; hoje são extremamente importantes para a nossa tecnologia.

🐜Fontes🐜🐜: 🔹www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150926_vert_earth_cristais_magicos_ml
🔹https://www.hypeness.com.br/2014/08/caverna-de-cristais-misteriosa-e-gigantesca-e-descoberta-em-naica-no-mexico/
🔹https://www.facebook.com/cursodegemologia.com.br/videos/758053501214594/

Rolar para cima