Marte ou Ares, um deus hostil e hostilizado
#mitologia #planeta #protagonismo #protagonismoliterario

Em um post antigo, já contei que os egípcios fundaram a cidade do Cairo em homenagem ao planeta Marte.
Mas o planeta tem esse nome em homenagem ao deus grecorromano da guerra, Ares/Marte. Ao contrário de sua irmã, Minerva/Atena, que nasceu da cabeça do deus olímpico Zeus e era muito querida por ele, Ares era um filho repudiado pelo pai. Ambos atuavam nos campos de guerra, mas enquanto Minerva se atentava pelas leis e pela justiça, Marte era pura destruição. Atena inspirava atos heróicos e encorajava a inteligência sobre a força bruta. Ares era bárbaro e desprezível.

Segundo mitologos, Minerva uma divindade do povo heleno e Marte do povo trácio. Nas estórias de guerras, Atena era sempre partidária do povo grego e Ares aliava-se aos inimigos.

Ares/Marte bastante rejeitado pelo povo grego, divindade que pouco inspirou artistas e teve pouquíssimos santuários erigidos, no entanto o planeta vermelho recebeu seu nome.

📸As imagens reais são da superfície do planeta Marte. Uma das fotos apresenta a Terra vista de Marte e Marte visto da Terra. Uma outra foto mostra a cratera marciana coberta de gelo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima