Nêmesis, a contraparte de Tyche
#mitologia #nemesis #contraparte-de-tyche #protagonismo
Do alto, ela vigia, oculta, castigando com severidade e com justiça. Agora seus olhos estão voltados para Creso, o rei de Lídia; Creso governa todos os povos gregos da Ásia. Ele é poderoso, rico, feliz. Ele nada teme, pois é forte e a fidelidade dos seus faz com que não haja inimigo capaz de enfrentá-lo. Creso possui tudo em excesso. E são justamente os excessos que atraem a atenção de Nêmesis. O poderoso rei da Lídia deveria temê-la, mas o medo anda longe de seu coração.
Instalado em seu trono de ouro, Creso se crêe tão invulnerável quanto um deus. Ele não sabe que na mente de Ciro, rei dos persas, planos audaciosos vão se formando. Planos de conquistar os tesouros de Creso. Nêmesis inspira audácia em Ciro e sem que ele o saiba, decide ajudá-lo.
Na madrugada silenciosa, soldados persas penetram no palácio de Cresos e não há fidelidade que possa superar a coragem dos invasores. O prazer da vida foi substituído pela dor da guerra, a paz se perdeu e o ódio se instalou. O luto cobre todos os lugares e a Creso nada resta da amtiga soberba. Quando o soberano orgulhoso perde a vida de seu corpo, Nêmesis sorri satisfeita. Ciro, o persa, descansa em sua vitória para em breve governar sobre todos os gregos na Ásia.
Assim funciona Nêmesis. Era às vezes fundida com Têmis, deusa da justiça, pois sua função é corrigir a desmedida (hubrys) dos homens. Mas cuidado, ela tbm é vingança, principalmente para os que sofrem com suas ações.
🐜Fontes Inspiradoras🐜🐜:🔸️Mitologia – Ed. Abril – Terceiro Volume
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp