Uma Viagem na Maionese sobre os Vírus (por Luciana Mion)
#virus #protagonismo #protagonismoliterario
Vírus é um ser tão engraçado, porque eu não sei se ele está vivo ou morto. Vírus é tão esquisito que até o plural é esquisito e ele, que eu saiba, nunca vive no singular… Será que, se os vírus fossem do tamanho de um punho fechado, eu os confundiria com uma pedra, um coral, um cogumelo?! Ou no singular, será que o vírus faz parte do mundo dos vivos ou dos mortos? E esse vírus gosta mais de comer um determinado material que um outro? Por que os vírus vicejam em determinados corpos e não em outros?
E Vocês? Vocês sabiam que o tecido da placenta humana que faz com que a mãe não rejeite o seu filhinho vem de uma adaptação evolutiva provocada por um vírus?
Vírus é bom ou ruim?
Já ouvi gente dizer que foi esse desafio viral da natureza que nos fez diferentes dos outros primatas e que nos conferiu o salto genético necessário para nos deixar mais inteligentes…🤔Obrigada ou Não Obrigada, sr. Vírus – desde então existe o Homo sapiens sapiens.
Talvez até 1/3 de nossas características enquanto espécie adveio desses estranhos seres microscópicos que subsistem em locais avessos à vida – um fundo do mar glacial, no espaço sideral… Mas eles têm seus ambientes prediletos, onde se propagam em contagiante alegria!(Quantas contradições, estou projetando alegria em vírus!rs…) E todo o meu pensamento simbólico com arte e técnica que é inerente ao meu cérebro evoluído veio desse ser morto-vivo (um vírus!) que pode me matar, mas que me fez viver.
E os vírus caem sobre nossos cabeças como… glitter – alegria contagiante!São 800 milhões de vírus que caem num m2 por dia! Sem falar neles dentro de nós… E enquanto eles viajam para recantos inimaginados fazendo o bem e o mal – na lava de um vulcão, num asteróide, na nuvem que está sobre nossa cabeça ou nosso travesseiro, no corrimão da escada ou na embalagem de um produto de supermercado… – eu viajo na maionese dentro de uma sala asséptica da minha mente.
🐜Fontes:🐜🐜
️https://www.estadao.com.br/noticias/geral,dna-de-virus-pode-estar-na-origem-da-placenta,20060914p64643
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp