As VINTE QUATRO HORAS de um Dia é só Uma Impressão Sua!
#EgitoAntigo #24horas #ContagemdoTempo #Estórias #Percepções #Protagonismo #Protagonismoliterario

Essa é uma estória que começou no Egito. Tudo o que fazemos tem por base o 10, a contagem do nosso dinheiro, medições espaciais e de peso, e até mesmo o código de programas de computadores – embora muitos digam que é binário, há uma organização decimal.

Então por que o dia não é dividido em blocos de 10 horas? Por que o nosso dia contém 12 horas e nossa noite 12? É por causa dos egípcios!!! E como a questão das 24 horas é uma ficção, como foi que chegamos até aqui? Nós temos dez dedos, mas a base deles era 12…

Hieróglifos egípcios de 3.000 a.C. mostram o uso de um sistema decimal, com base 10, mas mesmo assim eles usaram base 12 nos relógios. Muitos acreditam que isto é herança da Suméria, outra antiga civilização. Em vez de contar usando um dedo inteiro, eles usavam os nós dos dedos. Funciona assim: você abre sua mão e usa a ponta do polegar para tocar as três dobras nos quatro dedos – o total é 12 em cada palma.

Os egípcios dividiram o dia em duas metades de 12 horas; ou, mais precisamente, em um dia de 10h, mais 2h de amanhecer e anoitecer, mais 12h de escuridão.

Eles também basearam as horas no movimento dos céus, acompanharam uma série de 36 (12×3) pequenas constelações, conhecidas como “decanos”, que surgiam no horizonte aproximadamente a cada 40 minutos, uma após a outra. Cada decano surgindo no horizonte demarcava uma nova hora. A cada dez dias, a noite acabava com um decano diferente e a cada 10 dias, os 36 decanos se alternavam para inaugurar o amanhecer.

Cerca de 2.100 A.C., na IX Dinastia, os egípcios usaram suas observações das estrelas para criar um calendário anual unificado. Seus 36 períodos de 10 dias constituíam o ano egípcio de 360 dias. O novo sistema mostrou ser bastante preciso para antever a cheia anual do rio Nilo, que sempre ocorria quando a estrela Sirius podia ser vista a olho nu um pouco antes do alvorecer. As tabelas astronômicas podem ser encontradas dentro do tampo dos sarcófagos para que os mortos também pudessem contar o tempo.

Na Grécia Antiga, Hiparco simplificou as tabelas egípcias. Ele padronizou e fixou a contagem do tempo, subdividindo para os períodos de luz e escuridão em 12 segmentos iguais e equivalentes.

O novo calendário simplificou bastante a contagem dos dias, mas a duração flexível das horas o tornava inútil para os gregos: eles precisavam de um dia com aumentos fixos de tempo. Hiparco, considerado por muitos o maior astrônomo da Antiguidade, recebe o crédito por transformar o relógio estelar dos egípcios no relógio equinocial padronizado que usamos hoje, onde cada período de luz e escuridão nos equinócios são divididos em segmentos iguais de 12 partes.

Mas os cientistas planetários dizem que não é tão importante olhar as estrelas, mas sim a relação entre a Terra e a Lua para melhor compreender a duração do dia. No princípio, a Terra tinha um dia de 4 horas e com a formação da Lua (já contado neste perfil), as durações de dia/mês/ano foram moduladas.

A Terra nem sempre apresentou horas. Na verdade, começou tendo apenas 4 horas. Mas com a formação da Lua, os movimentos foram modulados de forma que quando Terra – Lua tinham 30 mil anos, o dia durava 6 horas; e quando ambos tinham 60 milhões de anos, o dia durava 10 horas….

As razões para essa extrema variação se deve à relação Terra – Lua. À medida que o tempo passa, a Lua se afasta da Terra, deixando o nosso dia mais longo, e conferindo mais dias ao mês!

No começo, a lua ficava a uma distância de três vezes o raio da Terra, mas agora a Lua está a uma distância de 60 vezes o tamanho do raio… Seu afastamento do globo terrestre deverá estagnar quando atingir 80 vezes o tamanho do raio em distância , daqui a muitos bilhões de anos.
Todos os anos, a Lua está se afastando 3,8 cm.

Quando a fotossíntese surgiu na Terra, o dia já durava 18 horas. Quando surgiram as células eucariontes (com membrana nuclear e organelas), o dia tinha 21 horas. Quando a vida multicelular começou, o dia tinha 23 horas… Os primeiros ancestrais dos humanos surgiram há 4 milhões de anos, quando o dia já estava bem próximo de 24 horas. Como acontece o processo?

A Lua atrai a massa de água e isso vai reduzindo a velocidade de rotação da Terra. Ao mesmo tempo, a maré em deslocamento pela rotação da Terra atraí a Lua, que ganha momento angular e vai se distanciando gradativamente. Com o afastamento, a Lua também vai se tornando mais lenta, alongando também o mês.

Analisando as conchas atuais, os cientistas verificaram que elas possuem 30 linhas por segmento, o que significa um mês com 30 dias. Em fósseis de conchas de 400 milhões de anos atrás, existem apenas 9 linhas por segmento, presumindo-se que o mês durava 9 dias. Isso indica que a Lua girava mais rápido em torno da Terra e a uma distância menor 40% menor do que a atual.

Então a sua impressão de que os dias estão mais curtos e o mês corre mais rápido está equivocado por essa análise da relação dos movimentos entre a Terra e a Lua! 😉🐜🌍🌛

🐜Fontes: 🐜🐜

🔸️http://fapeal.br/2019/10/fapeal-em-revista-apresenta-um-dia-tem-mesmo-24-horas/

🔸️http://www.iea.usp.br/noticias/a-duracao-do-dia-ao-longo-da-historia-da-terra

🔸️https://gizmodo.uol.com.br/por-que-ha-24-horas-dia/

🐜🐜Nossas Redes Sociais🐜🐜

Inscreva-se no canal do YouTube ➡ https://www.youtube.com/c/ProtagonismoLiterário

Siga-nos no Instagram ➡ https://www.instagram.com/protagonismo_literario/

Curta nossa página no Facebook ➡ https://www.facebook.com/XprotagonismoX

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima