Bastet, A Deusa Gata Egípcia #bastet #sekhmet #civilizaçãoegipcia #egitoantigo #protagonismo #protagonismoliterario Bastet é a deusa gata muitas vezes representada com um ou mais gatinhos para simbolizar a fertilidade. Na arte egípcia também está comumente representada com o sistro, um instrumento de percussão; ou ainda, com uma imagem de uma outra deusa em suas mãos, a deusa leoa Sekhmet. Se você deixar uma gatinha muito irritada, ela vira uma leoa – os egípcios já sabiam dessa face terrível de Bastet se transformando em Sekhmet rs. Aliás, os gatos eram extremamente valorizados no Antigo Egito. Quando uma casa pegava fogo, os donos primeiro salvavam o gato! Também era proibido o comércio de gatos, mas havia a “venda ilegal” dos bichanos para à Ásia Menor e à Europa. A importância era tanta, que ja2 foram encontrados mais de 300.000 felinos mumificados! A deusa gata era representante do amor e plena da luz do sol. Todas as noites a divina felina salvava o Sol (deus Re) do bote da serpente do Caos (deus Apep). Também se acreditava que Bastet conduzia as almas dos mortos e com isso todos gatos eram considerados guardiões do outro mundo. Na primavera, Bastet sempre era lembrada em Busbáti, cidade egípcia, onde havia um belo templo em sua honra. Os cidadãos saíam em barcos a vela, tocando tambores e flautas, cantando e batendo palmas, numa festa que entrava pela noite. 🐜🐜Fontes Inspiradoras🐜: 📖 O Livro Ilustrado dos Mitos – Contos e Lendas do Mundo recontados por Neil Philip 🔸️https://pin.it/7dmb44q 🐜🐜Nossas Redes Sociais🐜🐜 Inscreva-se no canal do YouTube ➡ https://www.youtube.com/c/ProtagonismoLiterário Siga-nos no Instagram ➡ https://www.instagram.com/protagonismo_literario/ Curta nossa página no Facebook ➡ https://www.facebook.com/XprotagonismoX

Bastet, A Deusa Gata Egípcia
#bastet #sekhmet #civilizaçãoegipcia
#egitoantigo #protagonismo #protagonismoliterario

Bastet é a deusa gata muitas vezes representada com um ou mais gatinhos para simbolizar a fertilidade. Na arte egípcia também está comumente representada com o sistro, um instrumento de percussão; ou ainda, com uma imagem de uma outra deusa em suas mãos, a deusa leoa Sekhmet. Se você deixar uma gatinha muito irritada, ela vira uma leoa – os egípcios já sabiam dessa face terrível de Bastet se transformando em Sekhmet rs.

Aliás, os gatos eram extremamente valorizados no Antigo Egito. Quando uma casa pegava fogo, os donos primeiro salvavam o gato! Também era proibido o comércio de gatos, mas havia a “venda ilegal” dos bichanos para à Ásia Menor e à Europa. A importância era tanta, que ja2 foram encontrados mais de 300.000 felinos mumificados!

A deusa gata era representante do amor e plena da luz do sol. Todas as noites a divina felina salvava o Sol (deus Re) do bote da serpente do Caos (deus Apep).
Também se acreditava que Bastet conduzia as almas dos mortos e com isso todos gatos eram considerados guardiões do outro mundo.

Na primavera, Bastet sempre era lembrada em Busbáti, cidade egípcia, onde havia um belo templo em sua honra.
Os cidadãos saíam em barcos a vela, tocando tambores e flautas, cantando e batendo palmas, numa festa que entrava pela noite.

🐜🐜Fontes Inspiradoras🐜:
📖 O Livro Ilustrado dos Mitos – Contos e Lendas do Mundo recontados por Neil Philip

🔸️https://pin.it/7dmb44q

🐜🐜Nossas Redes Sociais🐜🐜
Inscreva-se no canal do YouTube ➡ https://www.youtube.com/c/ProtagonismoLiterário

Siga-nos no Instagram ➡ https://www.instagram.com/protagonismo_literario/

Curta nossa página no Facebook ➡ https://www.facebook.com/XprotagonismoX

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima