O Toque na Infância
#carinho #abuso #infância #protagonismo #protagonismoliterario
O toque é fundamental para a vida. Dizem que a falta de toque causa depressão, mais doenças e por fim a morte prematura de diversos bichos quando em zoológico. Dizem que fizeram um estudo científico que apontou que os bebês acostumados a repetidos afagos da mãe apresentavam menos vômitos, diarréias e resfriados. As sociedades onde as crianças não são tocadas, acariciadas, abrigam um número maior de adultos violentos. O carinho na primeira infância faz as pessoas se tornarem adultos saudáveis e mais felizes. O toque ajuda a superação de doenças mentais que vão além da depressão.
Nossa sociedade está falida. A cada hora, oficialmente, três crianças ou adolescentes são vítimas do abuso sexual. Ainda não há pesquisas para crianças que não recebem os toques necessários. Entre a violência e indiferença vai sendo configurada a realidade distópica. A pele, o maior órgão humano chegando a medir dois m², é um vasto campo de contato com o outro. O outro é como um espelho que ajuda a configurar cada identidade. Sem o toque, é deserto. Com o abuso, vira campo minado. Que as pessoas floresçam e frutifiquem em sua própria natureza, este é um desejo utópico – mas sabemos que poucos conseguirão enquanto a infância não for protegida ao mesmo tempo em que é amada.
Fonte: 🐜 http://crianca.mppr.mp.br/2020/03/231/ESTATISTICAS-Tres-criancas-ou-adolescentes-sao-abusadas-sexualmente-no-Brasil-a-cada-hora.html
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp